terça-feira, 3 de novembro de 2009

Barra: o encerramento de uma grande etapa!


Cheguei a Barra ontem, dia 02 de novembro, pleno finados!

Desde Paratinga, duas experiências muito importantes: as visitas aos quilombos de Boa Vista do Pixaim e de Torrinha! Pessoas muito especiais vivem nessas comunidades... pessoas oprimidas pelo nosso sistema social e econômico, extremamente elitista e excludente, que ignora o fundamento da vida humana: a sua dignidade!

Mesmo depois das ameaças sofridas decidi visitar essas comunidades, pois minha viagem só passou a ter sentido em função delas, que me enriquecem profundamente e me tornam um ser mais humano e solidário. Eles sim, são heróis, mártires vivos de uma opressão tremenda de nosso sistema político e social!

É difícil conceber uma população que vive há duzentos, trezentos anos em uma terra, descendentes diretos de escravos foragidos de seus algozes, e ainda assim, sendo ameaçados de expulsão pelos fazendeiros que os cercam e impedem que tenham uma vida digna. Muitos desses fazendeiros nem conhecem esses verdadeiros moradores; muitos mal sabem de suas próprias terras, herdadas pela ilegalidade de nosso poder estabelecido, griladas ou invadidas, até mesmo em áreas pertencentes à União, às margens do Velho Chico!

Mas a verdade se restabelecerá, um dia, e fará justiça a esses homens e mulheres, velhos e crianças esquecidos neste mundo imenso dos sertões Bahianos, e receberão suas terras, e cultivarão seus próprios alimentso, assim como aprenderam de seus antepassados, em lameiros, sem agrotóxicos, naturalmente...

Em Boa Vsita do Pixaim fui recebido por Alex e sua família, e hospedado como se um parente fosse, com toda a atenção e carinho de um velho amigo, que assim já me sinto. Falei para a comunidade, relatei meus pensamentos, convidei-os a refletir sobre a devastação que se abate sobre o rio São Francisco, a defender seu legado e lutar para que seus filhos - nossos filhos - tenham um mundo do qual se orgulhem!

Ainda há muito para se fazer nessas terras: drenar os baixios que se alagam a cada chuva, cultivar o milho a abóbora, a mandioca, o tomate, a melancia... cuidar da criação de porcos, galinhas e cabras, investir na reconstrução de suas casas de taipa, trazer a cultura para seus lares, enfim, inclui-los no mundo atual!

Saí de Boa Vista do Pixaim fortalecido pelo convívio e pela solidariedade recebida e prestada a eles, com minhas energias recuperadas e determinado a seguir até o final de minha jornada.

Passei por Torrinha por acaso... estava na outra margem do rio quando avistei uma enorme montanha de rochas e, em seu pé, ruínas de construções antigas, que me chamaram a atenção e me levaram a atravessar o rio e saber o que era aquilo. Era Torrinha, uma comunidade quilombola com cerca de 70 famílias, em um local magnífico, de grandes possibilidades turísticas e potencial de desenvolvimento econômico rápido.

Na margem, Juarez, o líder da comunidade me esperava há três dias! Fiquei impressionado! Almoçamos juntos e já partimos para uma visita inusitada: passamos pelas ruas da comunidade e pude fotografar as pessoas, as construções, os arruamentos... nada ficou esquecido! Juarez até me indicava os melhores ângulos, as melhores fotos; pedia aos moradores para colaborar... enfim, fiz o que precisava.

Descemos à margem do rio, onde duas enormes mangueiras centenárias abrigavam a maioria dos moradores. Fiz uma palestra emocionado e impelido pela vontade de falar a todos sobre o projeto, as agressões à natureza, os descaminhos do homem nas terras de Deus! Falei por mais de uma hora, a tarde avançando em meu relógio, mas nem sentia necessidade de prosseguir viagem.

Enfim, às 5 horas, saí, abraçado ao povo, compartilhando as mesmas emoções, irmanados pelo mesmo sentimento de união e de revolta pelas injustiças que se abatem sobre esse povo indefeso.

Naveguei por mais umas duas horas e acampei em uma bela praia. Foi uma noite inesquecível, de lembranças recentes e de intensas ambições futuras. Preciso realizar meu projeto e denunciar esses abusos!

Amanhã conhecerei Frei Luiz Cappio e será uma nova e intensa emoção em meu percurso...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Depoimento de Manoel Bibiano, prefeito de Iguatama, MG

Charge na "Gazzeta do São Francisco"

Charge na "Gazzeta do São Francisco"
Despedida de Nêgo Dágua e a Carranca - Juazeiro, BA

Depoimento de Roberto Rocha, Lagoa da Prata, MG

Localidades Ribeirinhas

Vargem Bonita / MG

Ibotirama / BA

Hidrelétrica de Três Marias / MG

Morpará / BA

Pirapora / MG

Barra / BA

Ibiaí / MG

Xique-Xique / BA

Cachoeira do Manteiga / MG

Remanso / BA

Ponto Chique / MG

Santo Sé / BA

São Romão / MG

Sobradinho / BA

São Francisco / MG

Juazeiro / BA

Pedras de Maria da Cruz / MG

Petrolina / PE

Januária / MG

Cabrobó / PE

Itacarambi / MG

Hidrelétrica de Itaparica - PE / BA

Matias Cardoso / MG

Hidrelétrica de Paulo Afonso / BA

Manga / MG

Canindé de São Francisco / SE

Malhada / BA

Hidrelétrica de Xingó - AL / SE

Carinhanha / BA

Propriá / SE

Bom Jesus da Lapa / BA

Penedo / AL

Paratinga / BA

Piaçabuçu / AL

Depoimento de Dom Frei Luiz Cappio, Bispo de Barra, BA

Principais Afluentes

Rio Abaeté

Rio Pandeira

Rio Borrachudo

Rio Pará

Rio Carinhanha

Rio Paracatu

Rio Corrente

Rio Paramirim

Rio das Velhas

Rio Paraopeba

Rio Grande

Rio Pardo

Rio Indaiá

Rio São Pedro

Rio Jacaré

Rio Urucuia

Rio Pajeú

Rio Verde Grande

Entrevista à TV Sergipe, Aracaju

Postagens mais populares