quarta-feira, 4 de março de 2009

Solidariedade

Faltam apenas 90 dias para minha aventura e a ficha ainda não caiu completamente... estarei só, em uma canoa por horas sem fim; alguns trechos com mais de 10 dias entre as cidades, dependendo exclusivamente de meus recursos... em contato com a Natureza no que ela tem de mais selvagem e remoto... que experiência fantástica me espera!

Já quase não consigo dormir, tamanha é a expectativa de estar no rio, remando horas a fio, na imensidão das águas de um dos maiores rios nacionais, sem imaginar o que me espera a cada curva, sem saber onde irei pernoitar, como irei me relacionar com esse "eu" que se oculta na algazarra das cidades, sozinho com meus pensamentos...

À noite, olhando para o céu, milhões de estrelas iluminarão minha barraca, sons os mais diversos, em uma sinfonia natural de animais desconhecidos, na música que se cria a cada instante... pura meditação... êxtase profundo e irreversível...

E a rotina se repetindo 120 vezes: acordar com a luz do sol, desfazer o acampamento, fazer a refeição matinal, montar o barco, fazer alongamento e seguir viagem... remar por duas horas, procurar um abrigo, fazer um lanche rápido e seguir viagem... mais duas horas e o almoço, repetição do lanche, um breve descanso e seguir viagem... mais duas horas e o lanche da tarde, sementes, frutas desidratadas, um pedaço de pão e queijo e seguir viagem... ao pôr-do-sol procurar abrigo, recolher a canoa, montar acampamento, fazer o jantar, escrever meu diário, arrumar a cozinha e adormecer...

No dia seguinte buscar a motivação para prosseguir, sem esmorecer, sem perder a consciência dos objetivos da viagem, registrando cada cena na memória, nas fotos, na filmagem dos acontecimentos que tecerão a trama de minha vida por três meses!

E estar preparado para plantar uma semente de umbuzeiro em cada parada... e motivado para fazer palestras, dar entrevistas, colher assinaturas em meu manifesto em cada cidade visitada, observando as faces, perscrutando as mentes dos seres simples, captando as tênues idiossincrasias de um povo que se oculta nos sertões desse país...

Esse é o meu sentimento de solidariedade para com esse povo esquecido de todos nós...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Depoimento de Manoel Bibiano, prefeito de Iguatama, MG

Charge na "Gazzeta do São Francisco"

Charge na "Gazzeta do São Francisco"
Despedida de Nêgo Dágua e a Carranca - Juazeiro, BA

Depoimento de Roberto Rocha, Lagoa da Prata, MG

Localidades Ribeirinhas

Vargem Bonita / MG

Ibotirama / BA

Hidrelétrica de Três Marias / MG

Morpará / BA

Pirapora / MG

Barra / BA

Ibiaí / MG

Xique-Xique / BA

Cachoeira do Manteiga / MG

Remanso / BA

Ponto Chique / MG

Santo Sé / BA

São Romão / MG

Sobradinho / BA

São Francisco / MG

Juazeiro / BA

Pedras de Maria da Cruz / MG

Petrolina / PE

Januária / MG

Cabrobó / PE

Itacarambi / MG

Hidrelétrica de Itaparica - PE / BA

Matias Cardoso / MG

Hidrelétrica de Paulo Afonso / BA

Manga / MG

Canindé de São Francisco / SE

Malhada / BA

Hidrelétrica de Xingó - AL / SE

Carinhanha / BA

Propriá / SE

Bom Jesus da Lapa / BA

Penedo / AL

Paratinga / BA

Piaçabuçu / AL

Depoimento de Dom Frei Luiz Cappio, Bispo de Barra, BA

Principais Afluentes

Rio Abaeté

Rio Pandeira

Rio Borrachudo

Rio Pará

Rio Carinhanha

Rio Paracatu

Rio Corrente

Rio Paramirim

Rio das Velhas

Rio Paraopeba

Rio Grande

Rio Pardo

Rio Indaiá

Rio São Pedro

Rio Jacaré

Rio Urucuia

Rio Pajeú

Rio Verde Grande

Entrevista à TV Sergipe, Aracaju

Postagens mais populares