sexta-feira, 31 de julho de 2009

Proteção dos Barrancos


Entre Vargem Bonita, onde comecei minha viagem, e a entrada da represa de Três Marias, onde ela foi interrompida, um dos fenômenos mais significativos e lamentáveis que constatei foi a quantidade de árvores arrastadas pela correnteza na época das cheias, e os barrancos desabados, levando o solo fértil rio abaixo, e provocando o assoreamento do rio, pelo caminho, e do lago de Três Marias.
Como minimizar esse problema, já que não há solução definitiva para ele? Uma das razões da destruição dos barrancos e das árvores é o desmatamento, a destruição das matas ciliares. O limite legal, de 50 metros das margens do rio, não é respeitado, nem é realista, uma vez que, nas cheias, o rio se estende por áreas muito maiores!
Além disso, as pastagens que substituiram as matas se estendem até a margem do rio; o pisoteamento do solo pelo gado transforma as praias naturais em barreiros e lamaçais perigosos até mesmo para o gado que lá bebe água.

Eu presenciei uma situação lastimável: uma vaca holandesa rastreada, atolada à beira do rio, já sem forças para se safar da lama, e que não consegui salvar.
Mas grande parte dos barrancos desaba mesmo sem a intervenção predatória do homem, pela força e volume das águas nas cheias do rio. Presenciei milhares de árvores caídas ao longo do rio, algumas obstruindo quase completamente o leito, dificultando a navegação.
Além disso, as pilastras das pontes ficam cercadas de enorme quantidade de galhos e de lama, reduzindo a área de vazão do rio.
Todos esses problemas podem ser mitigados pela recuperação da mata ciliar e da cobertura vegetal dos barrancos com espécies de gramíneas resistentes à ação das águas. Os limites das matas ciliares precisam ser reavaliados, não se restringindo rigorosamente a números, mas à sua função protetora dos barrancos e da foz dos afluentes.
Também o tipo de ocupação do solo pela ação do homem precisa ser repensado em função dos impactos ambientais que causa. Permitir que o gado invada os rios para beber água, além de ferir os critérios legais, também é uma irresponsabilidade, não apenas pelas fezes que são jogadas no rio, mas principalmente pela produção de lama e enfraquecimento das margens, que acabam levadas pelas águas.
Mais uma vez, a conscientização da população ribeirinha e, em especial, dos agricultores e pecuaristas, será decisiva para perenizar ações efetivas de revitalização da bacia do São Francisco.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Depoimento de Manoel Bibiano, prefeito de Iguatama, MG

Charge na "Gazzeta do São Francisco"

Charge na "Gazzeta do São Francisco"
Despedida de Nêgo Dágua e a Carranca - Juazeiro, BA

Depoimento de Roberto Rocha, Lagoa da Prata, MG

Localidades Ribeirinhas

Vargem Bonita / MG

Ibotirama / BA

Hidrelétrica de Três Marias / MG

Morpará / BA

Pirapora / MG

Barra / BA

Ibiaí / MG

Xique-Xique / BA

Cachoeira do Manteiga / MG

Remanso / BA

Ponto Chique / MG

Santo Sé / BA

São Romão / MG

Sobradinho / BA

São Francisco / MG

Juazeiro / BA

Pedras de Maria da Cruz / MG

Petrolina / PE

Januária / MG

Cabrobó / PE

Itacarambi / MG

Hidrelétrica de Itaparica - PE / BA

Matias Cardoso / MG

Hidrelétrica de Paulo Afonso / BA

Manga / MG

Canindé de São Francisco / SE

Malhada / BA

Hidrelétrica de Xingó - AL / SE

Carinhanha / BA

Propriá / SE

Bom Jesus da Lapa / BA

Penedo / AL

Paratinga / BA

Piaçabuçu / AL

Depoimento de Dom Frei Luiz Cappio, Bispo de Barra, BA

Principais Afluentes

Rio Abaeté

Rio Pandeira

Rio Borrachudo

Rio Pará

Rio Carinhanha

Rio Paracatu

Rio Corrente

Rio Paramirim

Rio das Velhas

Rio Paraopeba

Rio Grande

Rio Pardo

Rio Indaiá

Rio São Pedro

Rio Jacaré

Rio Urucuia

Rio Pajeú

Rio Verde Grande

Entrevista à TV Sergipe, Aracaju

Postagens mais populares