O EXPEDICIONÁRIO


João Carlos Figueiredo (सिद्धार्थ गौतम), 62 anos, ambientalista, mergulhador, canoista, espeleólogo, indigenista, fotógrafo amador, montanhista e escritor, trabalhou durante 35 anos em Informática. Autor de "Anhumas... meu lugar além...", livro de poemas, crônicas e contos, e do livro digital (CD-ROM) "O Ciclo do Café", sobre a história e a cultura do Brasil no período de 1856 a 1932.

Desde 2000 dedica-se a atividades de aventura na Natureza, sendo mergulhador PADI, com certificações de Assistant InstructorDive MasterRescue DiverWreck DiverEquipment SpecialistNitrox SpecialistNavigation Specialist, Emergency First Response Medic First Aid, com mais de 100 mergulhos realizados no Brasil.

Montanhista, foi associado ao CAP - Clube Alpino Paulista desde 2005; participou de cursos de montanhismo, auto-resgate e escalada em rocha, e do treinamento experencial “FEAL – Formação de Educadores ao Ar Livre”, ministrado pela Outward Bound Brasil, em expedição autônoma de 15 dias à Chapada Diamantina, em novembro de 2008.

Fez treinamento intensivo de Escalada em Rocha em São Bento do Sapucaí, com Eliseu Frechou, escalando vias na Pedra do BaúAna Chata, e nas falésias da Divisa e Vista Aérea, além de técnicas de auto-resgate e de treinamento de ancoragem móvel em campo-escola.

Participou de visitações, trilhas e mergulhos nos Parques Ecológicos Nacionais e Estaduais de Aparados da Serra (RS)Itatiaia (RJ)Serra da Canastra (MG)Amazônia (AM)Serra da Mantiqueira (SP)Serra do Mar (SP)Vassununga (SP), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Serra Fina (MG) e Serra da Bodoquena (MS), Parques Nacionais Marinhos de Abrolhos (BA), Laje de Santos (SP) e Ilha Grande (RJ).

Espeleólogo, participou de congressos da Sociedade Brasileira de Espeleologia e da Redespeleo, das quais é membro ativo, e realizou visitações às cavernas do PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (SP), de Cordisburgo (MG) e da Chapada Diamantina (BA).

Pela ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura, fez os cursos de Gestão de SegurançaGestão Empresarial Competências Mínimas de um Condutor, através do programa Aventura Segura desta entidade.

Em 2009 percorreu toda a extensão do rio São Francisco, em canoa canadense, a remo, saindo de Vargem Bonita (MG) e terminando em Piaçabuçu (AL), em uma expedição solitária de 99 dias, tendo visitado cerca de 25 cidades e dezenas de comunidades ribeirinhas de pescadores, indígenas e quilombolas.

Finda a expedição, residiu na Amazônia Ocidental por 12 meses, trabalhando como Agente em Indigenismo pela FUNAI - Fundação Nacional do Índio, em São Gabriel da Cachoeira (AM), município com mais de 40 mil habitantes, onde mais de 90% da população é constituída de indígenas pertencentes a 25 etnias.

Um comentário:

Trilhas e Cantos disse...

Toda minha admiração pelo seu trabalho!!!! Fui dar uma pesquisada sobre o Rio São Francisco, pois quero escrever um post, em meu blog de viagens, sobre a situação do pobre Velho Chico. Conheci o São Francisco, pela primeira vez, em 3 Marias. Depois, conheci a nascente histórica e, finalmente, acabei de voltar da Foz, em Piaçabuçu. Felizmente, fiz um passeio com uma agência muito boa. O guia nos explicou muito sobre a atual situação do rio e voltamos meio preocupados! É, no mínimo, incômodo saber de tudo que tem se passado e ficar de braços cruzados! Gostaria de ajudar divulgando o que a grande mídia esconde! Muito obrigada por compartilhar sua experiência e parabéns pelo seu projeto! Vou ler tudo com calma, afinal, acabei de descobrir seu blog! Um grande abraço!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Depoimento de Manoel Bibiano, prefeito de Iguatama, MG

Charge na "Gazzeta do São Francisco"

Charge na "Gazzeta do São Francisco"
Despedida de Nêgo Dágua e a Carranca - Juazeiro, BA

Depoimento de Roberto Rocha, Lagoa da Prata, MG

Localidades Ribeirinhas

Vargem Bonita / MG

Ibotirama / BA

Hidrelétrica de Três Marias / MG

Morpará / BA

Pirapora / MG

Barra / BA

Ibiaí / MG

Xique-Xique / BA

Cachoeira do Manteiga / MG

Remanso / BA

Ponto Chique / MG

Santo Sé / BA

São Romão / MG

Sobradinho / BA

São Francisco / MG

Juazeiro / BA

Pedras de Maria da Cruz / MG

Petrolina / PE

Januária / MG

Cabrobó / PE

Itacarambi / MG

Hidrelétrica de Itaparica - PE / BA

Matias Cardoso / MG

Hidrelétrica de Paulo Afonso / BA

Manga / MG

Canindé de São Francisco / SE

Malhada / BA

Hidrelétrica de Xingó - AL / SE

Carinhanha / BA

Propriá / SE

Bom Jesus da Lapa / BA

Penedo / AL

Paratinga / BA

Piaçabuçu / AL

Depoimento de Dom Frei Luiz Cappio, Bispo de Barra, BA

Principais Afluentes

Rio Abaeté

Rio Pandeira

Rio Borrachudo

Rio Pará

Rio Carinhanha

Rio Paracatu

Rio Corrente

Rio Paramirim

Rio das Velhas

Rio Paraopeba

Rio Grande

Rio Pardo

Rio Indaiá

Rio São Pedro

Rio Jacaré

Rio Urucuia

Rio Pajeú

Rio Verde Grande

Entrevista à TV Sergipe, Aracaju

Postagens mais populares