quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ambientalista, autor de blog premiado, é recebido na Prefeitura


Ambientalista, autor de blog premiado, é recebido na Prefeitura
Ao ser recebido pelo assistente da Secretaria de Governo e representantes da Secretaria do Meio Ambiente, o ambientalista falou sobre seu trabalho, que tem como referência a recuperação do rio São Francisco
Difícil acreditar que um analista de sistemas aposentado, seja, há cerca de 10 anos, um estudioso e ferrenho defensor da natureza a ponto de ter elaborado um “Protocolo do São Francisco”, numa analogia ao “Protocolo de Kyoto”, ratificado em 1999 no Japão e que defende o combate ao aquecimento global. Numa experiência solitária, João Carlos Figueiredo, 59 anos, iniciou em 30 de maio, a navegação pelo rio São Francisco, que tem 2.700 km de extensão e área de bacia de 640 mil Km2. Sua navegação começou pela nascente, em São Roque de Minas. Durante 23 dias navegou pelo rio até chegar em Três Marias.

O trabalho de Figueiredo pela preservação do meio ambiente tem agora o apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto. Nesta quarta-feira ele e sua esposa, acompanhados de assessores da Secretaria do Meio Ambiente, foram recebidos pelo assistente do secretário de Governo, Marcos Papa, que se comprometeu a divulgar seu trabalho junto a outras prefeituras da região tendo em vista a importância de apoio logístico para a continuidade de sua experiência. A decisão tem o respaldo da prefeita Dárcy Vera, que dedica atenção especial aos projetos ambientais.

Figueiredo mantém um blog meuvelhochico.blogspot.com, premiado entre os três melhores blogs de sustentabilidade do País. Foi escolhido pela Rede Globo de Televisão para participar, por um dia, do programa “No Limite”, provavelmente no próximo domingo. Conta, com orgulho, que participou de um “Curso de Formação de Educadores ao Ar Livre”, realizado na Chapada Diamantina e coordenado pela ONG canadense Outward Bound Brasil (OBB). Essa sua experiência lhe será útil pelo resto da vida, já que pretende continuar sua navegação do ponto onde parou e concluí-la até dezembro, quando pretende chegar à foz do São Francisco, em Aracaju.
“O que as pessoas precisam entender é que a sobrevivência de um Parque Nacional depende, sobretudo, da bacia hidrográfica. A natureza é uma cadeia que inclui água, solo, vegetação e fauna e não se pode esquecer de nenhum desses itens num trabalho preservacionista”, explica Figueiredo.

4 comentários:

Profª Cintia Possas disse...

Parabéns, prêmio merecido meu velho chico!

FP disse...

Vai participar do "No Limite"? Então seria bom ler isso antes: http://verdedentro.wordpress.com/2009/08/26/no-limite-do-absurdo/

João Carlos Figueiredo disse...

Eu já havia lido esse post e concordo plenamente com ele! O fato de eu visitar as locações de um programa de televisão não implica em estar de acordo com tudo o que acontece nele. Vou ao programa e levo comigo meu senso crítico, meus pontos de vista, meus princípios e meus valores. Levo também minha mensagem aos participantes e, com isso, não me omito, nem me escondo em minhas opiniões! Quem me critica não esteve presente quando eu necessitava (e ainda necessito) de apoio financeiro, logístico e de marketing! Agora eu encontro um espaço para divulgar a minha luta pela preservação... quem tem tamanha "pureza" de espírito para me julgar? Não comerei pássaros, peixes ou olhos de animais! Apenas estarei lá por um dia que será muito importante para mim!

FP disse...

João, já imaginava essa sua postura, apesar de não lhe conhecer. Parabéns pelo sucesso e espalhe sua mensagem aos quatro ventos! Abraço!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Depoimento de Manoel Bibiano, prefeito de Iguatama, MG

Charge na "Gazzeta do São Francisco"

Charge na "Gazzeta do São Francisco"
Despedida de Nêgo Dágua e a Carranca - Juazeiro, BA

Depoimento de Roberto Rocha, Lagoa da Prata, MG

Localidades Ribeirinhas

Vargem Bonita / MG

Ibotirama / BA

Hidrelétrica de Três Marias / MG

Morpará / BA

Pirapora / MG

Barra / BA

Ibiaí / MG

Xique-Xique / BA

Cachoeira do Manteiga / MG

Remanso / BA

Ponto Chique / MG

Santo Sé / BA

São Romão / MG

Sobradinho / BA

São Francisco / MG

Juazeiro / BA

Pedras de Maria da Cruz / MG

Petrolina / PE

Januária / MG

Cabrobó / PE

Itacarambi / MG

Hidrelétrica de Itaparica - PE / BA

Matias Cardoso / MG

Hidrelétrica de Paulo Afonso / BA

Manga / MG

Canindé de São Francisco / SE

Malhada / BA

Hidrelétrica de Xingó - AL / SE

Carinhanha / BA

Propriá / SE

Bom Jesus da Lapa / BA

Penedo / AL

Paratinga / BA

Piaçabuçu / AL

Depoimento de Dom Frei Luiz Cappio, Bispo de Barra, BA

Principais Afluentes

Rio Abaeté

Rio Pandeira

Rio Borrachudo

Rio Pará

Rio Carinhanha

Rio Paracatu

Rio Corrente

Rio Paramirim

Rio das Velhas

Rio Paraopeba

Rio Grande

Rio Pardo

Rio Indaiá

Rio São Pedro

Rio Jacaré

Rio Urucuia

Rio Pajeú

Rio Verde Grande

Entrevista à TV Sergipe, Aracaju

Postagens mais populares