segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Momento de Decisão

O segundo turno se aproxima e a decisão por um e outro candidato pode determinar o futuro da Nação brasileira, dadas as diferentes visões de mundo de cada uma das facções que se enfrentam nas urnas. Apesar de eu já ter dito que as alianças espúrias de um e outro candidato os tornam praticamente iguais do ponto de vista da governabilidade e das concessões que terão de fazer em seus mandatos, existem aspectos que os diferenciam.

Um deles, que mais interessa a nós, ambientalistas, é o destino que se dará aos projetos de construção de obras gigantescas em áreas de risco ambiental, como é o caso das bacias do São Francisco e do Amazonas. Ambos, o Velho Chico e a Amazônia já padecem de violentas intervenções desde o período ditatorial dos anos 60 e 70; as imensas barragens de Sobradinho e Tucurui, as rodovias Transamazônica e Belém-Brasília, os estímulos fiscais a transformar Manaus em um pólo de desenvolvimento a qualquer custo (e que custo elevado foi esse!), já demonstraram os enormes equívocos de decisões baseadas em um modelo desenvolvimentista ultrapassado e predador.

Recentemente, novas barragens foram construídas ou estão em vias de se tornarem realidade, como Belo Monte, no Xingu, e Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, além de uma dezena de outras já em fase final de planejamento ou de certificação junto ao IBAMA. Ocorre que a Amazônia representa cerca de 60% de todas as florestas tropicais do planeta, e vem sendo destruída, às barbas do governo e com sua conivência, pelo agronegócio, que despreza as leis e invade as fronteiras do bom-senso e do equilíbrio que deveriam nortear as ações estratégicas de um país continental, que se propõe a ser, um dia, uma grande potência.

O São Francisco já foi tão mutilado que mal pode ser considerado um rio contínuo em toda sua extensão: são 5 barragens (Três Marias, Sobradinho, Moxotó, Paulo Afonso e Xingó) e ainda se pretende construir mais três: em Pirapora, Santa Maria da Boa Vista e em Pão de Açúcar, fora as dezenas de pequenas centrais hidrelétricas planejadas ou em execução nos afluentes do Velho Chico. Neste, a existência de espécies tradicionais está completamente ameaçada.

Por isso, o momento é de decisão: precisamos pensar em quem fará menos mal, causará menos dano, provocará menos desastres ambientais em nosso já tão combalido planeta. O Brasil é, ao mesmo tempo, um país privilegiado e responsável pelos destinos do mundo, pois um desastre de grandes proporções nos riquíssimos ecossistemas que temos poderá determinar o ocaso da civilização em todo globo terrestre. É uma pena, mas os políticos, excetuando-se Marina Silva, ainda não se deram conta da gravidade desta situação.

Quando Al Gore fez seu contundente depoimento, que se tornou filme, "Uma Verdade Inconveniente", ele sabia que enfrentaria o maior desafio de sua carreira depois da eleição roubada por George Bush (filho). Poucos ouviram seu depoimento, menos ainda foram os que o entenderam, mas ninguém, nenhum mandatário do mundo mexeu uma palha sequer para inserir seu país dentre as nações preservacionistas. O desastre está aí, à nossa porta, pronto para arrombar as nossas vidas com a destruição da beleza e da riqueza da biodiversidade que dá motivo às nossas existências. Só não vê quem não quer, ou quem ambiciona lucros fantásticos e de curto prazo, como a nossa famigerada Bancada Ruralista!

A decisão está nas mãos dos brasileiros, ou melhor, estava, quando Marina Silva ainda concorria pelo cargo máximo da Nação brasileira. Agora, só nos resta esperar que quem vença as eleições tenha juízo e bom-senso para não aderir às políticas fáceis e de favorecimento das classes dominantes, em detrimento das populações mais pobres, mais esquecidas pelas políticas públicas, ou enganadas por elas. Cabe a cada um de nós o veredito, mas é bom lembrar que Fernando Henrique Cardoso, quando tomou o poder, teria dito algo como: "esqueçam tudo o que eu disse"; sua intenção teria sido demonstrar o quanto um presidente da república está atrelado aos acordos e conchavos políticos que viabilizaram sua eleição. Agora, PSDB e PT têm muito pouca margem de manobra e decisão!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Depoimento de Manoel Bibiano, prefeito de Iguatama, MG

Charge na "Gazzeta do São Francisco"

Charge na "Gazzeta do São Francisco"
Despedida de Nêgo Dágua e a Carranca - Juazeiro, BA

Depoimento de Roberto Rocha, Lagoa da Prata, MG

Localidades Ribeirinhas

Vargem Bonita / MG

Ibotirama / BA

Hidrelétrica de Três Marias / MG

Morpará / BA

Pirapora / MG

Barra / BA

Ibiaí / MG

Xique-Xique / BA

Cachoeira do Manteiga / MG

Remanso / BA

Ponto Chique / MG

Santo Sé / BA

São Romão / MG

Sobradinho / BA

São Francisco / MG

Juazeiro / BA

Pedras de Maria da Cruz / MG

Petrolina / PE

Januária / MG

Cabrobó / PE

Itacarambi / MG

Hidrelétrica de Itaparica - PE / BA

Matias Cardoso / MG

Hidrelétrica de Paulo Afonso / BA

Manga / MG

Canindé de São Francisco / SE

Malhada / BA

Hidrelétrica de Xingó - AL / SE

Carinhanha / BA

Propriá / SE

Bom Jesus da Lapa / BA

Penedo / AL

Paratinga / BA

Piaçabuçu / AL

Depoimento de Dom Frei Luiz Cappio, Bispo de Barra, BA

Principais Afluentes

Rio Abaeté

Rio Pandeira

Rio Borrachudo

Rio Pará

Rio Carinhanha

Rio Paracatu

Rio Corrente

Rio Paramirim

Rio das Velhas

Rio Paraopeba

Rio Grande

Rio Pardo

Rio Indaiá

Rio São Pedro

Rio Jacaré

Rio Urucuia

Rio Pajeú

Rio Verde Grande

Entrevista à TV Sergipe, Aracaju

Postagens mais populares