domingo, 17 de outubro de 2010

Visão do Rio Negro em São Gabriel da Cachoeira

Quando deixei o meu Velho Chico, em dezembro de 2009, uma etapa de minha vida havia sido cumprida. Apesar da falta de apoios e do desinteresse das autoridades pela questão do São Francisco, minha voz continuou sendo ouvida pelas repercussões deste blog, pelas inúmeras manifestações de solidariedade vindas de todas as partes, e isso me deixou reconfortado, com a sensação de que valeu a pena meu esforço. Mesmo que meu livro não tenha sido publicado no formato tradicional em papel, resta-me a satisfação do grande interesse despertado pela leitura nos sites em que foi disponiblizado.

Quando procurei novos caminhos para minha missão preservacionista e optei pelo trabalho com a população indígena, não quis me afastar dos rios brasileiros, e escolhi São Gabriel da Cachoeira, cidade do Amazonas, às margens do rio Negro, cujas semelhanças e diferenças com nosso Velho Chico apenas demonstram que a questão ambiental não pode ser abandonada, mesmo que os políticos que se degladiam pelo poder em Brasília pouco se importem com a conservação da Natureza e do meio ambiente, nossa maior riqueza.

Assim, decidi conservar esse blog e falar dos temas ambientais, mantendo acesa a chama da luta pela revitalização do São Francisco, sem nos esquecermos que nossos recursos hídricos são os maiores e mais complexos de todo o planeta. O clima da Amazônia é responsável pela manutenção da vida na Terra, e poucos sabem disso; por isso, a motosserra continua devastando essa que é a maior floresta contínua e em biodiversidade do mundo! Quem se importa? Certamente os ambientalistas, talvez uma pequena parcela da população esclarecida. Mas não os ruralistas, para quem só importa produzir e enriquecer, nem que seja à custa do desaparecimento de todas as espécies animais e vegetais e não apenas aquelas hoje consideradas em extinção; e até mesmo do desaparecimento das populações indígenas, esses incômodos personagens de nossa história nada digna, nem edificante, vítimas dos massacres provocados pela mesma ânsia pelo poder e pela dominação a qualquer custo que hoje determinam as posturas "desenvolvimentistas" de José Serra e de Dilma Rousseff.

Mesmo que meus esforços sejam em vão, e que o destino do mundo seja o de se transformar tudo em uma imensidão desértica comparável às premonições trágicas de Mad Max, ainda assim precisamos continuar lutando, pois talvez a geração que nos sucederá acorde em tempo de salvar um pouco dessas belezas que, por si somente deveriam justificar a vida em toda sua plenitude, e que, para tantos são apenas áreas inúteis a se converter em pastos e campos de soja e de cana de açúcar... de que valerá viver então, quando nada mais restar?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Depoimento de Manoel Bibiano, prefeito de Iguatama, MG

Charge na "Gazzeta do São Francisco"

Charge na "Gazzeta do São Francisco"
Despedida de Nêgo Dágua e a Carranca - Juazeiro, BA

Depoimento de Roberto Rocha, Lagoa da Prata, MG

Localidades Ribeirinhas

Vargem Bonita / MG

Ibotirama / BA

Hidrelétrica de Três Marias / MG

Morpará / BA

Pirapora / MG

Barra / BA

Ibiaí / MG

Xique-Xique / BA

Cachoeira do Manteiga / MG

Remanso / BA

Ponto Chique / MG

Santo Sé / BA

São Romão / MG

Sobradinho / BA

São Francisco / MG

Juazeiro / BA

Pedras de Maria da Cruz / MG

Petrolina / PE

Januária / MG

Cabrobó / PE

Itacarambi / MG

Hidrelétrica de Itaparica - PE / BA

Matias Cardoso / MG

Hidrelétrica de Paulo Afonso / BA

Manga / MG

Canindé de São Francisco / SE

Malhada / BA

Hidrelétrica de Xingó - AL / SE

Carinhanha / BA

Propriá / SE

Bom Jesus da Lapa / BA

Penedo / AL

Paratinga / BA

Piaçabuçu / AL

Depoimento de Dom Frei Luiz Cappio, Bispo de Barra, BA

Principais Afluentes

Rio Abaeté

Rio Pandeira

Rio Borrachudo

Rio Pará

Rio Carinhanha

Rio Paracatu

Rio Corrente

Rio Paramirim

Rio das Velhas

Rio Paraopeba

Rio Grande

Rio Pardo

Rio Indaiá

Rio São Pedro

Rio Jacaré

Rio Urucuia

Rio Pajeú

Rio Verde Grande

Entrevista à TV Sergipe, Aracaju

Postagens mais populares