quarta-feira, 30 de setembro de 2009

São Romão


Casarão de 1.880 em São Romão
Cheguei a São Romão ontem, às 16:00 horas, depois de ser alcançado pelo vapor Benjamin Guimarães. O Comandante soou o apito me saudando, e eu me senti recompensado por aquele gesto de atenção!


O calor no rio é insuportável! Por várias vezes tive que parar sob a sobra de árvores para me recuperar de uma quase insolação... bebia água sem parar, mas não era suficiente; e com o tempo, a água foi se tornando morna, depois quente... bebi dois litros de água e a transpiração era constante.


No caminho havia trechos onde o assoreamento era tão intenso que metade do rio estava tomada por praias de areia. O vapor ziguezagueava, procurando águas mais profundas. E os pescadores reclamam que Três Marias aumenta a vazão para permitir que o barco possa navegar nessas águas cada vez mais rasas do Velho Chico... Até quando? Um dia os peixes desaparecerão por completo e essa gente pobre não terá como se sustentar. E então será tarde depmais para se tomar alguma providência! Para piorar, dizem que foi introduzida uma espécie estranha ao rio, o pacu caranha, e o surubim está desaparecendo do rio...


Chegando a São Romão não havia nenhum apoio me aguardando. Consegui ajuda de um mecânico, "seu" Joaquim, que prontamente levou seus ajudantes e tiraram a canoa do rio e levaram para a oficina, onde guardei minhas tralhas. Conhecendo meu projeto, ele me disse que tinha prazer em me ajudar.


Procurei um hotel simples para me hospedar; fiquei no São Geraldo, onde pude tomar um banho, lavar minha roupa, beber muita água e descansar um pouco. Fui, em seguida, a uma padaria; o calor interno não cessava! Parecia que estava com febre e exalava calor pelos poros; tomei dois sorvetes, bebi água de quatro cocos, mais uma garrafa de água, e outro sorvete. No hotel, ainda sentia esse calor me invadindo...


Dormi bem, com o ventilador ligado, e acordei muito cedo, apesar do cansaço; era o hábito!
Saí à procura das casas antigas, pois me disseram que a cidade tinha mais de 400 anos; mas não existe nada preservado; em vez de casarões antigos, casas velhas e mal cuidadas. Mas a cidade está em reforma e pode-se ver muitas pequenas obras: asfaltamento de ruas, limpeza de terrenos, construções...


Fui à padaria e tomei café da manhã, seguindo para a prefeitura. Lá encontrei Cândida, a secretária da cultura, que abriga também um chefe de agricultura; conversei com ele e me passou muita informação interessante a respeito do município. Nota-se que as voçorocas destroem grande parte do município, sem dinheiro para conter a degradação; existem projetos que tramitam nos órgãos federais há anos, sem resposta. O PAC faz obras de saneamento de esgotos, mas é muito pouco para a gravidade dos problemas ambientais.


Ficarei hoje por aqui, tentando obter mais informações e descansando do sol; amanhã saio cedo em direção a Januária, mais cinco dias de viagem. Comprei um guarda-sol que os pescadores visitantes costumam colocar em seus barcos a motor; vou tentar adaptá-lo à canoa e reduzir a incidência de sol...


Também comprarei uma caixa de isopor para guardar minha água e tentar mantê-la a uma temperatura suportável. Hoje não tem fotos, pois esqueci o cabo e a velocidade da rede é muito baixa. Até Januária!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Depoimento de Manoel Bibiano, prefeito de Iguatama, MG

Charge na "Gazzeta do São Francisco"

Charge na "Gazzeta do São Francisco"
Despedida de Nêgo Dágua e a Carranca - Juazeiro, BA

Depoimento de Roberto Rocha, Lagoa da Prata, MG

Localidades Ribeirinhas

Vargem Bonita / MG

Ibotirama / BA

Hidrelétrica de Três Marias / MG

Morpará / BA

Pirapora / MG

Barra / BA

Ibiaí / MG

Xique-Xique / BA

Cachoeira do Manteiga / MG

Remanso / BA

Ponto Chique / MG

Santo Sé / BA

São Romão / MG

Sobradinho / BA

São Francisco / MG

Juazeiro / BA

Pedras de Maria da Cruz / MG

Petrolina / PE

Januária / MG

Cabrobó / PE

Itacarambi / MG

Hidrelétrica de Itaparica - PE / BA

Matias Cardoso / MG

Hidrelétrica de Paulo Afonso / BA

Manga / MG

Canindé de São Francisco / SE

Malhada / BA

Hidrelétrica de Xingó - AL / SE

Carinhanha / BA

Propriá / SE

Bom Jesus da Lapa / BA

Penedo / AL

Paratinga / BA

Piaçabuçu / AL

Depoimento de Dom Frei Luiz Cappio, Bispo de Barra, BA

Principais Afluentes

Rio Abaeté

Rio Pandeira

Rio Borrachudo

Rio Pará

Rio Carinhanha

Rio Paracatu

Rio Corrente

Rio Paramirim

Rio das Velhas

Rio Paraopeba

Rio Grande

Rio Pardo

Rio Indaiá

Rio São Pedro

Rio Jacaré

Rio Urucuia

Rio Pajeú

Rio Verde Grande

Entrevista à TV Sergipe, Aracaju

Postagens mais populares