domingo, 17 de maio de 2009

Preparativos Finais

A dez dias de minha partida, os itens da bagagem já estão prontos e embalados. Cerca de 120 kg, incluindo alimentação para toda a jornada, vestuário, prevendo os diferentes climas do percurso, equipamentos essenciais, kit de emergência...

Terei que restringir alguns objetivos da expedição devido ao descaso e desinteresse de universidades e centros de pesquisa (no caso da coleta de amostras de água ao longo do rio São Francisco), e das autoridades, de quem não recebi nenhuma resposta à elaboração do manifesto "Protocolo do São Francisco", nem para minhas solicitações de apoio logístico às portagens nas barragens da CHESF e da CEMIG.

Apesar dessas limitações, a expedição está assegurada. Farei todo o trajeto, conforme planejado. Ainda não sei qual será a solução para navegação em mar aberto no trecho entre a foz e Aracaju; pretendo analisar as alternativas quando chegar em Penedo.

Abandonei a idéia de gravar a minha passagem pelas corredeiras com câmera de aventura fixada no capacete, por falta de patrocínio, mas farei várias tomadas de vídeo ao longo do percurso. Pretendo obter depoimentos e relatos de histórias desse povo valente que mora há séculos à beira de nosso rio mais famoso e importante!

Dia 29 de maio irei para São Roque de Minas, na Serra da Canastra. De lá pretendo fazer a trilha da nascente até a cachoeira Casca D´Anta e até sua base. Lá ficarei hospedado no abrigo do parque de onde, no dia seguinte farei o percurso a pé, a partir desse ponto até o local onde devo embarcar, em Vargem Bonita. Essas trilhas já foram autorizadas pela gerência do parque. Nesse percurso terei a companhia de meus grandes amigos Paulo Eduardo Chagas e Heitor Luiz Arrais, cujo apoio e incentivo farão minha partida se tornar única e inesquecível.

Uma pendência ainda não solucionada é a visita ao Parque Nacional Cavernas de Peruaçu; embora tenha sido membro da Sociedade Brasileira de Espeleologia e da Redespeleo durante muitos anos, não recebi nenhuma resposta dessas entidades ou do IBAMA aos inúmeros pedidos de apoio que fiz para essa visitação. Agora, dependo da aprovação das autoridades locais.

Assim como os políticos, a imprensa também me ignorou: uma chegou até a publicar um artigo, que mais me atrapalhou que ajudou, pois referiu-se a meu projeto como o de um "paulista" que faria a travessia do São Francisco, criando-me constrangimentos com a população ribeirinha e esquecendo-se de que, antes de ser Paulista, sou Brasileiro como todos os moradores da bacia do Velho Chico. Outra revista me afirmou que, ao voltar, se eu for bem sucedido, publicará a reportagem! Oras, se eu tiver sucesso, e estou certo de que terei, não precisarei mais de nenhum apoio...

A despeito dos problemas (e serão muitos, ainda, até o final da expedição), sigo adiante com muita disposição e vontade de realizar meu projeto. Tenho certeza de que as organizações não governamentais que atuam no São Francisco me darão o apoio negado pelas autoridades! E estou disposto e determinado a dar também minha contribuição para o resgate dos valores sociais e ecológicos a esse bioma nacional.

Aguardem notícias minhas! Agradeço a todos que acreditaram em meu projeto! Foram poucos, mas são aqueles de quem preciso para não esmorecer! Farei atualizações neste blog durante as passagens pelas cidades ribeirinhas...

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa Viagem! Sucesso! Não se esqueça de colocar uma carranca em sua canoa!

Danilo disse...

Boa Viagem João.

E parabens pelo projeto.

Abraços

Danilo
(amigo de Fernando Balieiro)

Lúcia disse...

Carlinhos, boa viagem!! Estaremos torcendo e rezando por você, todos os dias!
Bjs

Marcio disse...

Estou acompanhando desde o início de suas postagens, torcendo muito por seu sucesso nesta missão.
Boa sorte.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Depoimento de Manoel Bibiano, prefeito de Iguatama, MG

Charge na "Gazzeta do São Francisco"

Charge na "Gazzeta do São Francisco"
Despedida de Nêgo Dágua e a Carranca - Juazeiro, BA

Depoimento de Roberto Rocha, Lagoa da Prata, MG

Localidades Ribeirinhas

Vargem Bonita / MG

Ibotirama / BA

Hidrelétrica de Três Marias / MG

Morpará / BA

Pirapora / MG

Barra / BA

Ibiaí / MG

Xique-Xique / BA

Cachoeira do Manteiga / MG

Remanso / BA

Ponto Chique / MG

Santo Sé / BA

São Romão / MG

Sobradinho / BA

São Francisco / MG

Juazeiro / BA

Pedras de Maria da Cruz / MG

Petrolina / PE

Januária / MG

Cabrobó / PE

Itacarambi / MG

Hidrelétrica de Itaparica - PE / BA

Matias Cardoso / MG

Hidrelétrica de Paulo Afonso / BA

Manga / MG

Canindé de São Francisco / SE

Malhada / BA

Hidrelétrica de Xingó - AL / SE

Carinhanha / BA

Propriá / SE

Bom Jesus da Lapa / BA

Penedo / AL

Paratinga / BA

Piaçabuçu / AL

Depoimento de Dom Frei Luiz Cappio, Bispo de Barra, BA

Principais Afluentes

Rio Abaeté

Rio Pandeira

Rio Borrachudo

Rio Pará

Rio Carinhanha

Rio Paracatu

Rio Corrente

Rio Paramirim

Rio das Velhas

Rio Paraopeba

Rio Grande

Rio Pardo

Rio Indaiá

Rio São Pedro

Rio Jacaré

Rio Urucuia

Rio Pajeú

Rio Verde Grande

Entrevista à TV Sergipe, Aracaju

Postagens mais populares